Lembro na faculdade que, nas disciplinas de lógica e de programação, os professores passavam listas e mais listas de exercícios para que resolvêssemos os problemas usando a programação. Para aqueles entre nós de T.I. que se tornaram desenvolvedores, elaborar algoritmos para resolver os problemas da empresa era tarefa diária.

codechallenge

Conforme fui tendo contato com desenvolvedores mais experientes e buscando a forma de seleção de empresas multinacionais, acabei descobrindo o codechallenge. O codechallenge nada mais é do que a resolução de problemas complexos usando a programação. Nela pode ser considerado a entrada e saída apenas (Se o programa realiza a operação solicitada), ou a otimização daquela solução dada (Se computacionalmente é a solução mais rápida).

Para resolver problemas mais complexos com qualidade é necessário entender bem o funcionamento das estruturas de dados (Listas, filas, hashmaps, dicionários), entender bem da linguagem de programação que é utilizada e também da complexidade de algoritmos.

As médias e grandes empresas hoje usam o codechallenge para selecionar desenvolvedores para seu quadro de pessoal e para treinar a capacidade de resolução de problemas computacionais dos mesmos.

Existem várias plataformas hoje na internet que seguem esse princípio e elas têm basicamente uma mesma linha. Elas possuem várias vertentes de aperfeiçoamento, seja no uso correto de uma linguagem de programação, a um conjunto de desafios focados em performance.

Abaixo seguem algumas plataformas que eu recomendo, tanto para treino, quanto para busca de oportunidades de emprego em grandes empresas.

Se você é um desenvolvedor e busca sempre aperfeiçoar suas habilidades de codificação, melhorar seu conhecimento de algoritmo ou pretende aplicar para vagas em empresas de desenvolvimento de médio e grande porte, essas plataformas serão bastante úteis no mapeamento de suas dificuldades e no desenvolvimento de seu rendimento como programador.

Share Button